Em alta

Julian Nagelsmann é demitido do Bayern de Munique. Thomas Tuchel vem ai

 

Nagelsmann em coletiva do Bayern (Foto: Divulgação/FCB)

Se na Liga dos Campeões o Bayern de Munique vem fazendo grande campanha, sendo o único time que venceu todos os jogos, o mesmo não pode-se dizer na Bundesliga, onde vem oscilando, sem conquistar grandes resultados. E essa oscilação custou o emprego de Julian Nagelsmann.  

Para contratar o jovem treinador de 35 anos que estava no RV Leipzig, o Bayern não mediu esforços e pagou a multa rescisória, de 25 milhões de euros, que o fez ser o técnico mais caro do mundo, assinando com os bávaros até 2026.

Se na Bundesliga o Bayern manteve sua hegemonia, junto com duas taças da Supercopa, nas outras competições, não conseguiu ser campeão. Na temporada passada, caiu na segunda rodada da Copa da Alemanha ao levar 5 a 0 para o carrasco Borussia Monchengladbach e na Liga dos Campeões, foi superado pela Villarreal, a grande zebra daquele ano, nas quartas de final, por 2 a 1 no placar agregado. 

Na atual temporada, a equipe perdeu Robert Lewandowski, mas trouxe Yann Sommer, Matthijs de Ligt e Sadio Mané como principais reforços. Foi líder até a quinta rodada, mas uma sequência ruim de resultados, derrubou a equipe para o quinto lugar. No topo da tabela, tinha um surpreendente Union Berlin, que se sustentou na liderança até a 13°rodada, quando os bávaros reassumiram o primeiro lugar. Mas na última rodada, uma derrota para o Bayer Leverkusen relegou o Bayern para o segundo lugar, enquanto o Borussia Dortmund pulou para a liderança.

Depois do tropeço, Nagelsmann ativou o modo “sincerão” na coletiva e disse:

“Tirando os últimos dez minutos, fomos o pior time. Havia pouca força em campo, não jogamos bem. Portanto, merecíamos perder. Tivemos isso de novo e de novo. Havia melhorado nas últimas semanas, essa combinação de emoção e qualidade. Hoje fomos preguiçosos. Defensivamente o ofensivamente, com alguns jogadores tendo uma taxa de zero por cento. Fomos muito fracos em nossa exibição.”

Vale lembrar que o primeiro jogo depois da Data FIFA é exatamente contra o Borussia Dortmund, no dia 31 de março.

Considerado um dos técnicos mais promissores do futebol, com apenas 35 anos, talvez o salto para o Bayern de Munique tenha sido um pouco precoce. Por mais que seus bons trabalhos no Hoffenheim e RB Leipzig indicassem que, talvez, já estivesse na hora de alçar voos maiores. O mais incrível, é que Nagelsmann deixa o FCB com 60 vitórias em 84 jogos e apenas dez derrotas.

No comunicado divulgado para a imprensa, o próprio clube já confirmou a contratação de Thomas Tuchel, que assinou contrato com os bávaros até 2025.

Estéfano Butzge

Jornalista formado na Universidade Católica de Pelotas. Colecionador de camisas de futebol, torcedor do Internacional, Nottingham Forest e da McLaren na Fórmula 1. twitter

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem